quarta-feira, 21 de maio de 2008

Cronologia histórica


1949 - A ACM do Rio de Janeiro organiza o primeiro torneio aberto de futebol de salão para meninos entre dez e quinze anos.
1954
- Em 28 de julho é fundada, no Rio de Janeiro, a primeira entidade oficial, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, na sede do América Futebol Clube.
1955 - Em 14 de junho é fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão no Brasil.
1956 - É realizado o primeiro campeonato da cidade do Rio de Janeiro, com 42 disputantes, cabendo ao time carioca "Imperial" o título de primeiro campeão.
1958 - A Confederação Brasileira de Desportos resolve oficializar a prática de futebol de salão, uniformiza suas regras e funda o Conselho Técnico de Futebol de salão tendo as Federações Estaduais como filiadas.
1959 - Primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções. A seleção do Rio de Janeiro fica com o título, Seleção Paulista fica com o vice-campeonato.
1971 - É fundada no Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), contando com a filiação de 32 países que praticavam o futebol de salão nos moldes brasileiros. O primeiro presidente é João Havellange.
1981 - A CBFS consegue sua sede própria.
1982 - É realizado o primeiro campeonato Mundial de Seleções de Futsal. Com o ginásio do Ibirapuera, o Brasil torna-se o primeiro campeão vencendo o Paraguai.
1985 - O segundo Campeonato Mundial de Futsal é realizado na Espanha e o Brasil torna-se bi-campeão vencendo a própria Espanha.
1988 - Na terceira edição do Mundial de Seleções o Paraguai surpreende o Brasil e fica com o título na Austrália.
1989
- A Holanda é sede do quarto Mundial de Seleções, mais uma vez o Brasil conquista o título diante dos donos da casa.
1990 - A FIFA homologa a supervisão do futsal mediante extinção da Fifusa e cria sua comissão de futsal. Posteriormente, algumas Federações desistem de acabar com a Fifusa e elegem o Sr. Antonio Alberca presidente. Surge o termo Futsal.
1992 - Na quinta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista seu quarto título diante dos Estados Unidos em Hong Kong. A organização fica por conta da FIFA.
1996 - Sexta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista o Pentacampeonato Mundial diante da Espanha, donos da casa.
2000 - Sétima edição do Mundial de Seleções na Guatemala, o Brasil é surpreendido pela Espanha na Final.
2002
- É realizado o primeiro Brasileiro de Seleções Feminino em São Paulo, a Seleção Paulista é a campeã de forma invicta.
2003 - Por intermédio de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, o Futsal é incluído nos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. A Federação Paulista de Futsal lança um projeto em prol do Futsal: "Eu Quero Futsal Olímpico".
2004 - "Oitava" edição das eleições, realizado em Taipei (China). O Brasil perde na semi-final.Termina em 3º lugar, vencendo a Argentina na disputa do terceiro lugar. Na final, a seleção da Espanha derrota a Itália e torna-se bi-campeã do mundo.
2005 - Eleição na CBF, é reeleito para mais um mandato. A Federação Paulista de Futsal comemora seus 50 anos de fundação. O futsal é oficialmente incluído nos Jogos Pan-americanos do Rio. Continuam os apoios ao movimento idealizado pela FPFS para inclusão do futsal no programa dos Jogos Olímpicos.[1]

Sem comentários: